Imóvel na planta: fatores de atenção na hora de comprar
- jal
- 13 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Recentemente, fui consultado pela plataforma Inteligência Financeira (IF), como planejador financeiro CFP pela Planejar , sobre os riscos de investir em imóveis na planta.
Comprar um imóvel é uma decisão que envolve grande esforço financeiro e requer uma reflexão para a tomada de decisão correta. Pode-se optar por um imóvel na planta ou pronto (usado).
Antes de tudo, considera-se que alguém que está comprando um imóvel na planta não precisa se mudar imediatamente. Alguém que está disposto a correr o risco da espera e da construção, antecipando essa compra, teria o benefício de pagar um valor do metro quadrado menor ao de um imóvel usado. Mas o que temos observado na prática, principalmente em regiões mais valorizadas, são construtoras lançando imóveis com preços acima do valor médio do mercado.
O desejo de ter um apartamento novo, moderno, com instalações próprias para a tecnologia atual e a possibilidade de personalizar o espaço são fatores que levam a esta decisão. Financeiramente não faz sentido, mas mercadologicamente pode fazer.
Uma vantagem que a legislação oferece é que, até a entrega das chaves, a construtora não pode cobrar juros, comente uma correção monetária com base no Índice Nacional de Construção Civil (INCC).
Outro fator que deve ser levado em consideração é que, enquanto aguarda o imóvel ficar pronto, o comprador terá que arcar com o custo de outra moradia.
A parcela do financiamento do imóvel, seja ele pronto ou na planta, não deve comprometer mais do que 30% da renda total. Esse é um número que torna a possibilidade de inadimplência menor. O importante é fazer com que as parcelas se encaixem no orçamento.
Antes de fechar a compra, é fundamental avaliar a construtora, entender o grau de solidez e a garantia em relação a execução da obra. Se os preços estiverem muito abaixo do mercado, é um sinal para desconfiar.
Na dúvida, consulte-nos. Como especialistas em mercado imobiliário, podemos ajudar.
Marcelo Milech
Inteligência Financeira é uma plataforma de notícias e análises de economia, finanças e investimentos do Itaú. Veja o artigo publicado.
Planejar é a Associação Brasileira de Planejamento Financeiro que oferece no Brasil a Certificação CFP® (Certified Financial Planner), uma certificação internacional em planejamento financeiro pessoal.