google-site-verification=rru6a9HMCjeecxhrzgNuiKT2Ds6AwJiNF8BGUJkbJYs
top of page

Estatísticas ajudam a ganhar o jogo?

  • jal
  • 10 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura
A inteligência das métricas para melhorar a rentabilidade na locação por temporada

Nos esportes hoje em dia as partidas estão recheadas de estatísticas, números e rankings. Estes dados não ajudam a prever o resultado do jogo, mas contribuem para melhorar o treinamento e o desempenho da equipe, aumentando as chances de resultados positivos.

Já na locação por temporada, o acompanhamento do desempenho, estatísticas, taxas e números, são o que chamamos de inteligência de mercado e fazem toda a diferença no alcance da maior rentabilidade para o proprietário do imóvel. Através da análise dos dados conseguimos aplicar preços máximos e reduzimos o risco de imóvel desocupado.

O resultado é comprovado pelo próprio AIRBNB que mostrou que nos últimos quatro meses os imóveis que administramos estiveram acima da média de preços do mercado. Ou seja, nossos clientes ganharam mais!

Não podemos brigar com a lei da oferta e da procura, mas podemos fazer o acompanhamento diário dos valores cobrados para limitar ao máximo os efeitos de tantas variáveis que impactam nos preços e usá-las a favor de nossos clientes, como por exemplo: grandes eventos, clima, feriados, região com maior ou menor oferta de apartamentos.

Nossos profissionais são treinados na análise de todos os dados que interferem no mercado imobiliário e a equipe está atenta a todas as oscilações que impactam no aluguel de um imóvel.

Existem diversos indicadores para o monitoramento. Na Rio Host utilizamos estes índices para analisar constantemente o mercado e orientar os proprietários. Os principais indicadores[1] são:

a) TO (taxa de ocupação): quantos imóveis disponíveis estão ocupados.

b) Taxa média diária (ADR): é um índice que mede o valor pago pela diária em determinado período. Ele pode servir como planejamento orçamentário do imóvel, aumentando o preço da diária sempre que possível ou reservando uma parte do arrecadado para, por exemplo, realizar reformas.

c) RevPAR: é uma das métricas mais aplicadas por administradores de hotéis e pousadas e pode ser traduzida como “receita por acomodação disponível”. É bastante parecida com a diária média, porém, nesse caso, ela considera apenas a receita média gerada por cada imóvel. Para calcular esse índice, basta dividir o total da receita de hospedagem pelo número total de quartos do empreendimento.

d) TrevPAR: É o total de receitas por acomodação disponível e leva em consideração não apenas as receitas adquiridas pela ocupação dos quartos, mas outros serviços que a acomodação pode oferecer (frigobar, internet, limpeza, lavanderia, etc).

e) Índice de comparação com a concorrência (MPI): É um índice que permite analisar como está o desempenho do seu imóvel diante dos demais concorrentes da região e é calculado dividindo a sua taxa de ocupação pela taxa média dos concorrentes, multiplicado por 100. Se o resultado estiver abaixo de 100, significa que seu apartamento está recebendo menos hóspedes do que os concorrentes. Já se seu índice estiver acima de 100, ele estará com a ocupação maior do que os outros locais daquela área.

f) Receita gerada por reserva (MCPB): Esse índice é ideal para determinar qual é o canal mais usado pelos hóspedes para realizar as reservas e leva em consideração os custos de anúncio e comissões X a receita gerada. Ele servirá para determinar o canal de vendas com maior retorno.

g) Custo de aquisição de cliente (CAC): O CAC é um índice que mostra o investimento em publicidade e marketing que é feito para concluir a reserva e pode ser obtido com a divisão do total do valor para adquirir um hóspede pelo número de hóspedes de determinado período.

h) Índice de satisfação dos hóspedes: algumas plataformas de hospedagem premiam os proprietários com selos distintivos pelas melhores avaliações. No AIRBNB, por exemplo, são os SUPERHOSTS: eles recebem o benefício de terem suas unidades aparecendo com destaque nas buscas, revertendo em maiores possibilidades de reservas, além de indicarem para os usuários que este é um bom anfitrião. Independentemente da questão financeira e de maiores possibilidades de reserva, é nossa missão prestar um serviço de qualidade para o hóspede e para o proprietário. O Turismo agradece!

i) Cancelamento de reservas: a taxa de cancelamentos é um índice fundamental para que se verifique a razão pela qual a reserva deixou de se confirmar e pode indicar a existência de algum problema a ser corrigido, como por exemplo, comentários ruins de outros hóspedes .

Se você possui imóvel para locação tradicional ou por temporada, entre em contato conos-co ou faça uma avaliação gratuita aqui. Você pode estar deixando de ganhar muito dinheiro. Com a Rio Host, seu imóvel vai render ao máximo.



bottom of page