Como não entrar em pânico com a chegada da baixa temporada da locação por temporada
- jal
- 11 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Por mais que o Rio de Janeiro seja uma metrópole, com enorme importância politica e financeira no país e no mundo, é inevitável que o fluxo de visitantes e turistas na cidade acabe sofrendo efeitos da sazonalidade, que, em geral, começa após o Carnaval e vai até o início das férias no hemisfério norte, em meados de agosto.
Ainda que os efeitos da pandemia tenham sido bem sentidos pelos proprietários e administradoras de imóveis em 2020 e 2021, o mercado de locação por temporada conseguiu registrar razoável ocupação no Carnaval deste ano, mesmo sem autorização para festas e blocos no período. Graças a adaptação feita nos imóveis, as condições e preços de reservas e calendários, foi possível atrair um hospede não pela folia, mas que desejava “turistar” pela cidade.
Agora temos um período de 4 meses em que as diárias começam a rarear e as reservas ficam mais difíceis. Como manter a renda nesse momento de baixa temporada?
A sobrevivência nesse período exige a combinação de elementos de adaptação e maior profissionalismo. Neste sentido, a assessoria de empresas do setor pode ajudar. Nós da Rio Host já passamos por fases tão ou mais difíceis do que a que estamos vivendo.
É inevitável que os preços se adequem à baixa temporada, sofrendo redução para atrair um número maior de hospedes. Não dá para fugir da lei da oferta e da procura.
Além disso, os sites de hospedagem permitem que haja configurações de ´pacotes´ com descontos por períodos mais longos ou por datas específicas (por exemplo, fora dos finais de semana). Estas promoções podem atrair um maior número de interessados.
A própria descrição do imóvel pode ser ´incrementada´ com comentários positivos de hospedagens anteriores como atrativo, já que as recomendações de outros turistas ou visitantes são fatores que pesam muito na confirmação das reservas.
Por mais que o proprietário possa ter a sua sensibilidade particular na condução de sua unidade para estabelecer as melhores práticas de preço e reservas, nossa experiência comprova que a atuação de uma administradora que atua com vários imóveis traz a uma visão panorâmica e geral do mercado, detectando variações de preços e interesses dos hóspedes, com agilidade para fazer ajustes pontuais nos anúncios que poderão reverter em mais reservas.
A Rio Host tem atuado há anos no mercado de locação tradicional e, nos últimos anos, também administra apartamentos em locação por temporada através de plataforma de hospedagem. Estamos plenamente capacitados para prestar assessoria aos proprietários que queiram um auxílio profissional para que seus apartamentos possam gerar renda, seja em contratos de locação de longo prazo, seja por temporada.
Com nossa expertise e sem se descuidar dos cuidados sanitários, o período da baixa temporada pode ser atravessado sem maiores dificuldades.
Por Marcio Milech, sócio da Rio Host.


